.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


17 de agosto de 2011

COLETE LILIKA


Editado em julho/2017: detalhes sobre os marcadores lá no final do artigo.

Este colete de tricô é fácil de fazer. As medidas da peça para bebê (24cm x 24 cm) podem ser aumentadas para confecção de um colete para adulto (50cm x 50 cm) ou criança.

Esta é a segunda peça que desenvolvi combinando pontos e ideias. A primeira é o vestidinho com I-Cord.

Postei ontem um cachecol com este mesmo ponto.
Cachecol sob o colete. Diferença da largura dos pontos

Tradução que talvez você ainda não conheça: 1 ponto sem fazer em tricô = passe o ponto da agulha esquerda para a agulha direita do mesmo modo utilizado quando você vai fazer um ponto tricô, mas sem tricotar. Simples assim.

Utilizei fio Cisne BBs, da Coats Corrente.


Vamos à receitinha de colete da Lilika:


Utilizei as medidas para fazer o colete para bebê. O meu colete ficou com  (24cm x 24 cm). Inseri 50 pontos na agulha 4.

A FRENTE:

Fiz 8 carreiras de ponto tricô (4 cordões de tricô).

Importante mencionar que o ponto fantasia no centro da peça exige números de pontos múltiplos de 3 +1.

A partir da nona carreira: 5 pontos de borda em ponto tricô no início e no final da carreira, isto é, os cinco primeiros pontos e os cinco últimos pontos ficaram separados por marcadores, pois serviram como borda do trabalho.

O número de pontos para o ponto fantasia, portanto, é 40 pontos (36 + 4 = 40).





Então, as carreiras terão a seguinte sequência:

Carreiras ímpares: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô, *dois pontos juntos em tricô, 1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada*... termina a sequência com 2 pontos juntos em tricô, 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.
Atenção ao asterisco... 

Carreiras pares: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô *1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô*... termina a sequência com 1 ponto sem fazer, 1 laçada e 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.

Seguir até a peça ficar com 16cm.

Com 16cm. a partir do início do trabalho, voltar para o ponto tricô. Fiz mais 8 carreiras do ponto tricô.

A GOLA/OMBROS:
Tricote 14 pontos em tricô, arremate 21 pontos centrais e tricote os últimos 14 pontos em tricô.

Deixe os primeiros pontos à espera. Tricote os últimos 14 pontos em tricô, no avesso e no direito, por 12cm.

Volte a tricotar os 14 primeiros pontos pelos mesmos 12 cm.

Após estes 12cm, tricote os 14 pontos, insira 21 pontos na agulha e junte com os outros 14 pontos.



AS COSTAS:

A partir de agora, você terá um espelho do que já foi tricotado, isto é, fará o mesmo trajeto, veja:

Faça oito carreiras em tricô.




A partir da nona carreira: 5 pontos de borda em ponto tricô no início e no final da carreira, isto é, os cinco primeiros pontos e os cinco últimos pontos ficaram separados por marcadores, pois servirão como borda do trabalho.

Então, as carreiras terão a seguinte sequência:

Carreira ímpar: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô, *dois pontos juntos em tricô, 1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada*... termina a sequência com 1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.


Carreira par: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô, *1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô*... termina a sequência com 1 tricô, 1 laçada e 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.


Seguir até a peça ficar com 16cm.

Faça mais 8 carreiras em tricô. Arremate.

Costurei somente em alguns pontinhos de cada lado da cintura (a "barra" do colete, feita em ponto tricô). Se preferir, costura as laterais deixando apenas espaço para passagem dos bracinhos do bebê.


Dica da Lilika: antes de fazer a oitava carreira, já coloque marcadores. O primeiro marcador para separar os cinco primeiros pontos do restante. O segundo marcador ficará entre os cinco últimos pontos e o restante da carreira. 




Mais do mesmo coletinho (com outros pontos fantasia): Colete Copo de Leite




OS MARCADORES

O que são marcadores de ponto?
Marcador de pontos é um 'bichinho' que você colocará na agulha de tricô para separar os seus pontos.
 
Em inglês, stitch markers. Se encontrar abreviação "pm" (place marker) ou "sm" (slip marker) na sua receita em inglês, já sabe que precisa colocar um marcador de ponto na indicação.

Pode ser uma argolinha específica denominada "marcador de pontos" ou você mesma pode pegar um fio diferente e fazer a marcação (basta fazer uma argolinha dando nozinhos no fio). 

Sustentabilidade? É possível transformar clipes, pingentes para celular, bijouterias em marcadores. Eu uso argolinhas de fios diferentes, por causa daquele meu probleminha com fios que comentei no neste post (se o rótulo de papel já é complicado, imagine um amontoado de pontas de metal, hahahaha.

Essa almejada separação dos pontos facilitará seu trabalho, evitando que você se perca na contagem dos pontos e das sequências nas carreiras.

Alguns fabricantes de produtos para tricô e crochê desenvolveram inúmeros formatos e tamanhos, mas a finalidade é única: separar pontos.

Estojo da Clover com marcadores de tamanhos diferentes


É possível fazer uma separação única de pontos, como por exemplo o início de uma peça circular ou o isolamento de um ponto fantasia. Nas figuras acima, foi possível individualizar os pontos fantasias com dois marcadores (separação única do ponto fantasia em relação às bordas laterais do coletinho).

Também é possível fazer várias separações de pontos na mesma peça. Supondo que a sua receita tenha muitas variações de pontos com laçadas ou que cada sequência tenha um número muito grande de pontos, ou pior, enorme número de pontos com muitas variações, você pode separar cada sequência com um marcador.

Eu gosto de fazer diversas separações, mesmo quando o número de ponto nem é tão grande assim em uma sequência.

Nas receitas, geralmente uma sequência de pontos que será repetida várias vezes no decorrer da carreira (na peça plana) ou da volta (na peça circular) é representada por asteriscos (**).

Na prática, ou seja, na "peça concreta", aquela palpável, quando a respectiva receita tem uma certa sequência de pontos repetida muitas vezes em uma mesma carreira/mesma volta, isolamos cada sequência utilizando marcadores.

Posso dizer então que os asteriscos da receita podem ser abduzidos para a peça tricotada e lá podem ser representados por marcadores? Sim, exatamente isso!

Na imagem abaixo, vemos uma peça circular com dezenas de pontos separados com alguns marcadores.

É uma gola cujo ponto fantasia é formado por uma sequência de dez pontos na primeira volta. Assim,cada sequência de *dez pontos* será repetida até o término da volta.

O marcador feito com fio vermelho indica o início da volta, ou seja, aqui ele está separando o primeiro do último ponto da volta que está sendo tricotada.

Os marcadores feitos com fio amarelo (mais claros que a tonalidade da peça) separam uma sequência [de pontos] da próxima repetição; assim, a volta ficou colorida, rs, com 10 pontos, marcador amarelo, 10 pontos, marcador amarelo, 10 pontos, marcador amarelo...



Aqui no exemplo são dez pontos em uma volta de 70 ou 80 pontos. Imagine uma manta ou um xale com 240 pontos e *sequência de 20 pontos*: se colocado um marcador a cada 20 pontos, será mais fácil encontrar um eventual errinho no meio de 20 pontos do que tentar localizá-lo após perceber o problema no final da carreira gigantesca.




P.S - Se você quiser compartilhar o que viu aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente essa: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.
Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link desse post ou do blog. Obrigada!

4 comentários:

Marlene Pires disse...

Olá Lilika vim conhecer seu blog e gostei muito. Já estou te seguindo e quero convidá-la pra conhecer o meu e se gostar me siga tb, será uma grande alegria.
bjos e fique com Deus,
Marlene

Marifetane hobi disse...

güzel örgü tebrikler..

Samantha Gemellaro disse...

Oi Lika!!! Estou fazendo o seu coletinho!! =)
Vc sabia que este pontinho é o meu preferido? Sempre faço cachecóis com ele! E sabe o que descobri sem querer? Que ele invertido vira o ponto falso inglês!!! Fica lindo para substituir o ponto 1X1 em barras e golas!! Descobi fazendo errado mesmo!! hihihi!!
*1 t sem fazer, 1laç, 2jt* avesso e direito iguais.
Esperimenta e me conta!!!

Beijocas!

Sam.

veraesuasmanualidades.blogspot.com disse...

Oi Lilika,
passando p te deixar um bjão
e te dizer q esse post ta maravilhoso,
completissimo!!
parabéns!
pq não editam assim em nossas revista,né?
precisam aprender contigo!
kkkkkkkkk
bjos
Vera