.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


18 de julho de 2011

Sapatinhos quimono/Chaussons mignons/Sapatinhos cruzados - receita PP e história



Em junho, descobri o Super Ziper, aliás, recomendo! E lá, vi um artigo show que mudou a minha vida: o Desvendando o Ravelry.

Lá no Ravelry, descobri esta receitinha linda após procurar digitando "sapatinhos" e experimentei tricotar os "Chaussons mignons". Adorei!!! 

O primeiro par já foi doado e certamente já está aquecendo pezinhos neste inverno. É uma das melhores receitas para quem tricota para doar, pois é rápida, fácil e fica um charme.

Por coincidência, achei outro site maravilhoso sobre tricô que também publicou esta receita : estou falando do Tentando Tricotar. Descobri recentemente este site e já estou encantada, pois tem muita coisa legal do mundo tricoteiriano.

Fiz todos os tamanhos sugeridos pelas tricoteiras do Ravelry que indicaram as quantidades de pontos e carreiras e daí surgiu uma tabelinha, do PP ao G. Se não conseguir enxergar, clique na tabelinha para ampliá-la:



O tamanho PP é o indicado pela autora do projeto e é o meu sapatinho vermelho com detalhe em branco.

O tamanho P foi o que eu mais gostei e fiz em verde e cinza - clique aqui para detalhes.

O tamanho M está em vermelho e multicores - clique aqui para detalhes.

Por fim, o tamanho G está em rosa e vermelho - clique aqui para detalhes.

Sapatinhos quimono/Chaussons mignons/Sapatinhos cruzados quase sem costuras - clique aqui.

Postarei outros artigos detalhando cada um deles. Segue a receita com os valores originais.



TÉCNICA: TRICÔ

CATEGORIA: BEBÊ
PEÇA: SAPATINHO

FIO UTILIZADO: CISNE ONDA E LINEA ITALIA PLUMA

QUANTIDADE DE FIO: 1 NOVELO DE CADA FIO (poucos metros)

AGULHAS NÚMERO: 5


RECEITA ORIGINAL (DENOMINEI DE TAMANHO PP): Chaussons mignons

PRIMEIRA FASE: TRICOTANDO OS SAPATINHOS
Arte da Lilika: a autora inicia pelas carreiras de menor ponto. Eu acho que meu arremate deixa as laterais mais firmes do que pontos inseridos posteriormente. Pode ser psicológico, hehehehe. Eu iniciei pelo fim, pois preferi fazer o arremate de pontos...

Montar 26 pontos na agulha número 5. Fazer dez carreiras em ponto tricô.

Primeira dica da Lilika: utilizei duas cores para destacar a abertura dos sapatinhos. Fiz as duas primeiras carreiras na cor Ártico do fioPluma, Linea Italia.

Na 11a. carreira, arremate os 10 primeiros pontos e tricote o restante.

Na 12a. carreira, arremate os 10 primeiros pontos; tricote os 6 pontos restantes.

Tricote estes 6 pontos por mais 22 carreiras. Arremate. Faça o outro sapato do par repetindo o processo.

SIGLA/TAMANHO PP P M G
X 26 34 35 36
Y 10 13 12 12
Z 10 13 13 14
W 6 8 9 8
K 22 24 22 28





X = NÚMERO INICIAL DE PONTOS



Y = NÚMERO INICIAL DE CARREIRAS



Z = PONTOS ARREMATADOS



W = PONTOS RESTANTES



K = NÚMERO DE CARREIRAS FINAIS









SEGUNDA FASE: A COSTURA
Conforme o desenho (na figura da tabelinha) e as fotos:























































































































Una os lados da cor rosa e costure:




Una os lados de cor azul e costure:

Termine costurando os três lados em verde (eu costurei primeiramente dois lados e depois juntei o terceiro lado para a costura ficar mais bonitinha):


Segunda dica da Lilika: apesar de não ser o padrão, costure do avesso, principalmente se o seu trabalho for bicolor como o meu.

TERCEIRA FASE: O SEGUNDO SAPATINHO
Se iniciou a costura do primeiro sapatinho pelos lados em rosa, agora inicie a costura pelos lados em azul:


Projeto acabado e postado no Ravelry

Post editado em 17.07.2014:
A Amiltis Raquel (veja o blog dela aqui) postou, lá no grupo do Face, o vídeo explicativo da receitinha:


Um comentário:

Luciana DeVito disse...

Fofura! E tao facil!