.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


30 de setembro de 2011

PONTO ARROZ E UM POUQUINHO DE PROSA



Olás!

Gostaria de agradecer mais uma vez cada visitinha de vocês.

Um agradecimento especial e de coração!!!

Quando postei o ponto barra 1x1, a Cris teve dúvidas a respeito de como tricotar a sequência do ponto tricô e do ponto meia. Dúvida esclarecida, prometi fazer o ponto arroz para mostrar a diferença entre ambos.

Aproveito a oportunidade para registrar que acho supimpa essa troca legal de ideias, sugestões, dúvidas e pedidos. Eu serei a maior beneficiada, pois saberei o que efetivamente interessa a quem acessa o blog. E podem escrever para o meu email ou deixar um comentário (se for daqueles mais íntimos, rsrsrs, prometo não publicar).

Aliás, vou lançar o jargão: "Blog não apenas para ser lido, também para ser praticado" - que tal?



O ponto arroz é um dos primeiros aprendidos no mundo tricoteiriano. É uma sequência de 1M, 1T, 1M, 1T, com desencontro de pontos tricô e meia.


Costumo denominar o ponto tricô de 'ponto barriguinha' e o ponto meia de 'ponto trancinha' quando tento ensinar tricô de maneira mais lúdica, pois estas são as formas que esses pontos tem para mim.





Então, se o ponto abaixo (carreira inferior) for 'uma barriguinha', você tricotará 'uma trancinha', de tal modo que, no ponto arroz, cada 'barriguinha' é uma ilha cercada de 'trancinhas' por todos os lados - e vice-versa.



Dica legal: sempre que finalizar a carreira com 1T, inicie a próxima carreira com 1T. Se terminar com 1M, inicie a próxima carreira com 2M.

Para resumir? Podemos dizer que o ponto arroz é "um ponto meia cercado de pontos em tricô por todos os lados".

O ponto arroz fica muito legal quando usado como moldura do ponto jersey (tudo em meia do lado direito e tudo em tricô do lado avesso da peça)

4 comentários:

Unknown disse...

Oi linda!!
Será pq vc lembrou de mim heim?
Obrigada minha flor!!!!!!!!!!!
Aliás flor não né...tricoteira de mão cheia...dá até aulas!!

Amiga estou fazendo um bolero tipo colete em croche que tá ficando muito legal!
Quando eu terminar eu posto ok?

Beijos mil!

Ana Maria Tricô disse...

Oi Lilika,
Adoro seu blog, to sempre por aqui pegando coisas novas e no Face tbem faço parte das amigas tricoteiras e gosto das suas dicas essa do ponto arroz gostei muito,vou começar a fazer uma peça com esse ponto. bjão!!

Anônimo disse...

Blog lindo!!! Parabéns querida...Bjkas

Anônimo disse...

É isso aí,Lilika! Vamos praticar!!!
Adorei a dica do ponto arroz( tudo muito didático, como sempre!). Obrigada.
Beijos
Cris