.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


8 de agosto de 2011

Pontos à espera: TRUQUE SIMPLES


Pontos à espera: TRUQUE SIMPLES para trabalhos retos
Formar um 'buraco' na peça (mangas morcego, golas...): este é o objetivo de algumas receitas em que há necessidade de deixar pontos à espera.

Quando for esta a intenção, melhor do que deixar os pontos à espera, é tricotá-los simultaneamente, e para isso, basta ter um pouquinho de coordenação motora.

Por que é melhor? Porque os dois lados da sua peça ficarão exatamente iguais, sem aquela tensa preocupação de medir os lados ou anotar o número de carreiras.

Vamos ao exemplo? Uma peça de 40 pontos, sendo que  20p. serão tricotados e 20p. ficariam à espera.
PS - nas fotos, ignorem os pontos do meio que ficaram efetivamente parados na agulha circular; utilizei uma mesma amostra para demonstrar os dois métodos (o outro método está no artigo anterior), facilitando a comparação.

- Tricote os 20 primeiros pontos com o fio que você estava utilizando para confeccionar a peça;

- Pegue outro fio (mais fácil pegar outro novelo; se não tiver outro novelo, pegue a outra extremidade do novelo em uso). Utilizei um fio vermelho para destacar a segunda parte da peça a ser tricotada simultânea e separadamente; 

- Com este novo fio, comece a tricotar os 20 pontos que seriam deixados à espera
- Prontinho! Dê continuidade ao seu tricô com estes dois fios. Assim:
1a. carreira - vimos que 20p. foram tricotados com o fio 'antigo' e 20p com o fio novo;

2a. carreira - 20p. com o fio novo seguidos de 20p. com o fio antigo...


Para quem tricota no estilo "à portuguesa"  (fio passando pelo pescoço) é mais complicado ficar trocando os fios a todo instante. Se você não tricota neste estilo, este truque é perfeito,  pois você só terá que pegar um fio ou outro para tecer seus pontinhos.
O método tradicional com mais dicas, está no artigo anterior - aqui

Nenhum comentário: